martes, 16 de agosto de 2011

SERA VERDAD ALGUN DIA ?'João Havelange está ajudando o futsal a virar esporte olímpico'




Beto Costa/CBFS

Aécio de Borba quer a oportunidade para o futsal nas Olimpíadas
* Por Flávio Dilascio, do Sportv.com

Presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Aécio de Borba Vasconcelos revela que, em breve, a Liga Futsal pode passar a ter mais de uma divisão, por conta da alta procura de clubes. Ex-técnico da seleção brasileira da modalidade, o dirigente de 80 anos diz contar com o apoio de João Havelange, presidente de honra da Fifa, para transformar o futsal em modalidade olímpica, sonho antigo dos adeptos deste esporte. Otimista, diz que o Brasil está no caminho certo para conquistar o seu sétimo título mundial, no próximo ano, na Tailândia, embora ressalte que o futsal não é uma "ciência exata."

Sportv.com - Que balanço geral o senhor faz do atual momento do futsal brasileiro?
Aécio de Borba Vasconcelos - O futsal brasileiro, ano a ano, vem tendo maior visibilidade mundo a fora, tanto é que o interesse da imprensa no futsal tem aumentado vertiginosamente nos últimos anos. Também tem a questão da qualidade, onde temos nos mantido com uma das principais potências do mundo. Nosso momento é tão bom, que muitos atletas de nível, que estavam jogando fora, voltaram para cá, no último mês.

Sportv.com - Por que o senhor acha que agora muitos atletas de ponta estão preferindo jogar no Brasil do que na Europa? Por que isso não acontecia há cinco anos atrás?
Aécio de Borba Vasconcelos - Porque, naquela época, os clubes brasileiros não tinham condições de manter seus melhores jogadores aqui. Os patrocínios eram bem menores e não havia tantas grandes empresas envolvidas com o futsal. Hoje, ainda há atletas saindo do país, mas bem menos do que nos últimos anos. A maioria dos jogadores que saem são aqueles que despontam na base, mas têm poucas oportunidades no profissional. A saída do país é uma forma de tentar se firmar em um cenário novo.

Sportv.com - O senhor acha que ter clubes de massa do futebol, como Santos, Corinthians e São Paulo, é uma necessidade para se ter competições de futsal mais atrativas?
Aécio de Borba Vasconcelos - Com certeza, é muito importante termos clubes de camisa envolvidos no futsal. Há muito tempo que vínhamos buscando isso e, agora, acertamos na fórmula, pois os clubes estão se associando a empresas interessadas única e exclusivamente na montagem do departamento de futsal. O Santos é um ótimo exemplo disso.

Sportv.com - Falando em Santos, o senhor acredita que o sucesso do time santista - equipe de melhor campanha na Liga Futsal 2011 - motivará outros grandes clubes a investirem em futsal?
Aécio de Borba Vasconcelos - Sim. O sucesso do Santos, certamente, motivará outros clubes a olharem para o futsal. O próprio Corinthians se reforçou para a segunda fase da Liga, muito que provavelmente, motivado pela boa campanha do rival Santos.

Sportv.com - Uma das queixas quanto ao futsal brasileiro é quanto à falta de estrutura de algumas quadras e ginásios. No jogo entre Florianópoilis e Joinville, uma goteira na quadra do Floripa atrasou o início da partida em 15 minutos. Por que isso ainda acontece?
Aécio de Borba Vasconcelos - O grande problema dos nossos ginásios é que a maioria deles são antigos. Como o futsal brasileiro começou há mais de três décadas, muitas das nossas quadras não estão no padrão Fifa e muitos ginásios estão gastos. Na Europa, como o futsal começou a menos tempo, todas os ginásios são novos e todas as quadras estão no padrão Fifa. Com o crescimento das nossas competições, vamos buscar corrigir esse problema.

Sportv.com - Outra crítica tem sido quanto ao número excessivo de clubes (23) na Liga Futsal. O que tem a dizer sobre isso?
Aécio de Borba Vasconcelos - A Liga é uma competição que tem um destaque especial e é incomparável aos demais torneios brasileiros. Por isso, a procura de clubes interessados em participar dela é sempre muito grande. Como não temos equipes suficientes para fazermos uma segunda e uma terceira divisão, temos que concentrar todos os times em um único campeonato. Nossa ideia é termos três divisões da Liga Futsal, em breve.

Sportv.com - E para quando seria isso? Quantos clubes teriam exatamente em cada divisão?
Aécio de Borba Vasconcelos - Não traçamos nenhum prazo para isso. Pode ser no ano que vem, no outro ou só daqui a três anos. Tudo vai depender da quantidade de clubes e da disponibilidade dos mesmos em participarem da Liga Futsal. A ideia é termos 18 times em cada divisão, podendo ter uma pequena variação deste número, para mais ou para menos.

Sportv.com - Sobre a seleção brasileira, o senhor acha que o Brasil é favorito para a Copa do Mundo de 2012?
Aécio de Borba Vasconcelos - Não posso dizer que vamos ganhar porque o futsal não é uma ciência exata, mas posso dizer que estamos fazendo uma preparação para sermos campeões novamente. Hoje temos uma grande comissão técnica, preparadores físicos, médicos e uma das melhores estruturas em termos de centro de treinamento. Soma-se a isso o talento dos nossos jogadores. Vamos brigar pelo título. O argumento que sempre nos foi passado é que o futsal não virou esporte olímpico por ser pouco praticado por mulheres. Acontece que isso mudou"

Sportv.com - O senhor acredita que, após o fim da geração Falcão, o futsal brasileiro conseguirá se manter no topo?
Aécio de Borba Vasconcelos - Quem acompanha futsal vê que há novos craques surgindo, todos com condições técnicas privilegiadas. Posso dizer que já temos o ínicio dessa renovação e, certamente, vamos continuar tendo uma seleção forte.

Sportv.com - Por que o Brasil tem esse talento para revelar tantos bons jogadores?
Aécio de Borba Vasconcelos - Investimos muito na base, o que ajuda a formação técnica dos atletas. Para uma federação ser reconhecida, ela tem de ter competições sub-15 e sub-13, o que só reforça a nossa preocupação em formar novos valores. Isso sem contar que temos muitas quadras espalhadas pelo país. Jogar futsal faz parte da rotina de muitas crianças, o que favorece o surgimento de novos talentos.

Sportv.com - O que falta para o futsal virar modalidade olímpica?
Aécio de Borba Vasconcelos - Essa é uma luta nossa de mais de 20 anos. O argumento que sempre foi passado para a gente é que o futsal quase não é praticado por mulheres. Acontece que isso mudou. Hoje, temos vários torneios femininos, inclusive uma Liga Futsal de mulheres, que está em andamento. Acho que agora estamos no caminho certo e temos esperança de sermos incluídos na Olimpíada de 2016, no Rio.

Sportv.com - A Fifa declarou, recentemente, ser a favor da inclusão do futebol de praia na Rio-2016. O senhor acha que isso pode prejudicar o reconhecimento do futsal como modalidade olímpica, já que ambos os esportes estão ligados à mesma confederação?
Aécio de Borba Vasconcelos - O que houve, na verdade, foi que o Blatter (Joseph Blatter, presidente da Fifa) e o Ricardo Teixeira levantaram a bola de incluir o futebol de praia na Olimpíada de 2016, já que o Rio é uma cidade de belas praias. Não acho que isso atrapalhará nossa indicação para ser uma das modalidades dos jogos. Podemos ter, perfeitamente, futsal e futebol de praia na mesma Olimpíada. Vamos continuar lutando por isso. Temos um grande interlocutor, o João Havelange (presidente de honra da Fifa), que está nos ajudando na indicação. O futsal merece esta oportunidade.

No hay comentarios: